top of page
Vacina

Vacina

Describe your image

Vacina

Vacina

Describe your image

Vacina

Vacina

Vacina

Vacina

Describe your image

Vacina

Vacina

Describe your image

Vacina

Gripe Espanhola

p5.jpg

Causa

A letalidade da gripe deveu-se em grande parte à falta de suporte para o controle da doença. Na época ainda não havia um amplo conhecimento em virologia e a cepa causadora da gripe (vírus) era particular e extremamente patogênica. A epidemia, porém, estimulou a realização de pesquisas e estudos para o desenvolvimento de uma vacina para o vírus.

p6.webp

Produção

Em 1944, foi desenvolvida a primeira vacina contra a gripe pela Universidade de Michigan, enquanto, no Brasil, foi lançada em 1948, pelo Instituto Butantan. Nos anos seguintes, também foram produzidas a vacina bivalente (contra o H1N1 e o Influenza B) e, posteriormente, a trivalente (contra o Influenza H1N1 e H2N3 e o B).

p7.jpeg

Governo e a vacina

Desde sua criação, as campanhas de vacinação foram responsáveis pela redução da incidência de doenças como tuberculose, coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. No Brasil, as campanhas contra o vírus Influenza contam com um calendário de vacinação sazonal instituído pelo Ministério da Saúde, a partir de 1999. Por conta de sua característica de mutação, todos os anos o Governo Federal oferta uma nova vacina para a população (confira mais sobre essa produção no box).

Covid-19

p11.jpg

programa de imunização

 Os programas de imunização contra a covid-19 começaram em muitos países, mas há um descompasso entre oferta e demanda. No momento, cerca de 565 milhões de doses foram administradas em 138 países, de acordo com dados do Our World in Data. Só no dia 30 de março, aproximadamente 13,9 milhões de doses foram administradas

p12.1.jpg

Produção

A vacina Pfizer-BioNTech foi a primeira a ser aprovada por agências reguladoras — primeiro no Reino Unido, em 2 de dezembro do ano passado, e depois pelos EUA, União Europeia e OMS. Muitas outras vacinas vieram depois, incluindo a Moderna, feita nos EUA, a AstraZeneca (desenvolvida pela Universidade de Oxford do Reino Unido), a Sinopharm e a Sinovac, ambas da China, e a Sputnik V, fabricada pela Rússia. Os resultados de testes em grande escala com duas outras vacinas também foram apresentados recentemente — caso da Janssen, que é propriedade da Johnson & Johnson, e do Novavax, que agora será revisado pelos reguladores de medicamentos

p12.2.jpg

 vacina

Em países como Israel e Reino Unido, já há sinais promissores de que as vacinas estejam reduzindo internações e mortes em hospitais, bem como a transmissão em comunidade.

Em todo o mundo, mais de 200 vacinas estão passando por testes de eficácia e segurança. Caso obtenham aprovação e entrem em produção, elas podem aumentar exponencialmente os programas globais de imunização.

Mas, apesar do esforço sem precedentes para projetar, fabricar e aprovar essas vacinas em tempo recorde, a distribuição global é incrivelmente desigual e cercada por vários obstáculos.

Primeira vacinada

bottom of page